quinta-feira, 30 de julho de 2015

TOD - Transtorno Desafiador Opositivo

Olá leitores queridos

Hoje vamos falar de um transtorno que é ao mesmo tempo comum e desconhecido por muitas pessoas.

De  acordo com a CID 10 – F.91.3 (Classificação Internacional de Doenças), o TOD – Transtorno Desafiador Opositivo é um “tipo de transtorno de conduta que ocorre habitualmente em crianças jovens, caracterizado essencialmente por um comportamento provocador, desobediente ou perturbador, e não acompanhado de comportamentos delituosos ou de condutas agressivas ou dissociais graves”.

Esse tipo de jovem é sempre um desafio para pais e professores. Por isso seguem algumas dicas:

Para pais - 

  • É extremamente necessário colocar as regras a serem seguidas pela criança, porém elas devem ser feitas de maneira clara e firme.
  • Olhe diretamente nos olhos, mas ao mesmo tempo de maneira amorosa ao falar.
  • Não dê ordem à distância.
  • Dê ordem especificas, sem que a criança perceba, fale de forma que ela não possa responder NÃO.
  • Os pais precisam estar em sintonia quando pedem ou falam alguma coisa, pois qualquer brecha deixará a criança confusa e ao mesmo tempo aproveitadora das situações.
  • Crianças com TOD normalmente necessitam de acompanhamento psicológico para conseguirem lidar melhor com suas ansiedades e paciência.
Para professores - 

  • Fique calmo - não reage de forma agressiva ou ameaçadora, isso só fará com que o quadro se agrave, use frases como "isso é o que acontece quando você não segue as regras".
  • Estabeleça uma relação de confiança - ouça o aluno e tome decisões imparciais e justas, nunca utilize a frase "você está errado", tente entender primeiro o ocorrido e converse.
  • Dê apoio positivo - apesar de ser complicado dar apoio positivo para esses alunos, tente animá-lo e encorajá-lo a fazer sempre o melhor, elogie de forma oral e  também escrita.
  • Dê uma segunda chance - por não terem paciência e criticarem até mesmo seus próprios trabalhos, dê um tempo a mais para que façam as tarefas, caso não tenha sido bem sucedido de uma segunda chance, esclarecendo o que você quer que "melhore".

Apesar desse transtorno não ter cura, ele possui tratamento e o jovem deve estar consciente desse passo para que possa se ajudar. 
Não confunda pirraça e birra com o transtorno, apesar de no início apresentarem as mesmas situações.

Espero que tenham gostado e se caso tenham mais alguma dica é só enviar que eu posto aqui. Além disso para quem tem aluno ou filho assim podem consultar o  livro "O reizinho da Casa" do  Dr. Gustavo Teixeira.

Abraços e até mais.

Fontes: Livro "o Reizinho da Casa", Dr. Gustavo Teixeira e http://www.ehow.com.br/tecnicas-professor-lidar-aluno-transtorno-desafiador-opositivo-info_100849/


Nenhum comentário:

Postar um comentário