Olá leitores
Dando continuidade a nossa conversa sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência, vamos falar agora sobre o Art. 28, como esse artigo possui muitos incisos, vou falando aos poucos, ok?
Hoje vou falar sobre os incisos II, III, XV e XVI. Vamos lá...
II - aprimoramento
dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência,
participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de
acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena;
É importante deixar claro que não adianta só colocar o estudante na escola e
pronto. É necessário que se faça as adaptações que garantam não
somente a oferta, mas também a participação e a aprendizagem.
E nesse caso, não vale somente para os
alunos com deficiência, qualquer estudante tem o direito de ter garantida sua
participação e aprendizagem, isto é, ter um serviço educacional de qualidade e
que promova a melhoria do cidadão.
E para isso outro inciso deste mesmo
artigo reafirma esse compromisso, através do projeto político pedagógico.
III - projeto
pedagógico que institucionalize o atendimento educacional especializado, assim
como os demais serviços e adaptações razoáveis, para atender às características
dos estudantes com deficiência e garantir o seu pleno acesso ao currículo em
condições de igualdade, promovendo a conquista e o exercício de sua autonomia;
Ainda neste mesmo artigo mais dois
incisos garantem a participação da pessoa com deficiência a qualquer espaço e
atividade que a instituição disponibilize:
XV - acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar;
XVI - acessibilidade para todos os estudantes, trabalhadores da educação e demais integrantes da comunidade escolar às edificações, aos ambientes e às atividades concernentes a todas as modalidades, etapas e níveis de ensino;
E quando cita “igualdade de
condições” não quer dizer que farão as mesmas coisas do mesmo jeito, quer dizer que
necessita de adaptações, ou não, para que a pessoa possa realizar a tarefa.
Espero que tenha ajudado, abraços e até a próxima.
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