quarta-feira, 18 de maio de 2016

Série TDAH - Transtorno Deficit de Atenção e Hiperatividade - Parte 6

Olá leitores

Como prometido, seguem algumas dicas para os professores que possuem alunos com TDAH. Não podemos nos esquecer que são dicas que podem ser utilizadas e não regras. Algumas dicas podem funcionar para uns e outras dicas para outras, assim é necessário conhecer o aluno e a turma em que ele se encontra, para saber quais dicas podem ser ou não utilizadas.

1 – Quando o professor der alguma instrução, pedir ao aluno para repetir as instruções ou compartilhar com um amigo antes de começar as tarefas.

2 - Sempre dê um feedback positivo, quando o aluno alcançar o objetivo, mas isso deve ser feita de maneira imediata, logo após a conclusão da tarefa.

3 - Trabalhar em duplas ou grupos.

4 -  Organizar as carteiras da sala de maneira a evitar a dispersão, alunos com TDAH não devem se sentar próximo as portas e janelas e nem nas últimas carteiras da sala.

5 - Utilizar meios audiovisuais sempre que possível, como filmes curtos, slides, cartazes ou músicas, assim o aluno tem maior chance de se interessar mais e ficar concentrado um pouco mais de tempo, além de poder recorrer aos elementos sempre que necessário.

6 -  Tabelas com prazo, utilização de post-it, lembretes e anotações podem facilitar ao aluno cumprir os prazos e não esquecer das tarefas.

7 - Etiquetar, iluminar, sublinhar e colorir as partes mais importantes de uma tarefa, texto ou prova.

8 - Respeitar um tempo mínimo de intervalo entre as tarefas.

9 - Permitir ao aluno dar uma resposta oral ou gravar, caso ele tenha alguma dificuldade para escrever.

10 - Na medida do possível, supervisionar e ajudar o aluno a organizar os seus cadernos, mesa, armário ou arquivar papéis importantes.

11 - Orientar os pais e/ou o aluno para que os cadernos e os livros sejam “encapados” com papéis de cores diferentes. Exemplo: material de matemática – vermelho, material de português – azul, e assim sucessivamente. Este procedimento ajuda na organização e memorização dos materiais.

12 - Permitir que o aluno se levante em alguns momentos, previamente combinados entre ele e o professor. Alunos com hiperatividade necessitam de alguma atividade motora em determinados intervalos de tempo. Exemplo: pedir que vá ao quadro (lousa) apagar o que está escrito, solicitar que vá até a coordenação buscar algum material, etc., ou mesmo permitir que vá rapidamente ao banheiro ou ao corredor beber água. Este procedimento é extremamente útil para diminuir a atividade motora e, muitas vezes, é ABSOLUTAMENTE NECESSÁRIO para crianças muito agitadas.

Fonte: www.tdah.org.br

Espero que tenha ajudado. 
Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário