sábado, 10 de outubro de 2015

Série TDAH - Transtorno Deficit de Atenção e Hiperatividade - Parte 5

Queridos leitores

Para finalizar as dicas para os pais seguem mais algumas sobre comportamento e ordem.

Casa 
  • Reserve um espaço arejado e bem iluminado para a realização da lição de casa, de preferência somente com os materiais de que seu filho realmente precisa.
  • O quarto não pode ser um local repleto de estímulos diferentes: um monte de brinquedo, pôsteres, etc. 

Comportamento

Na verdade neste quesito, os pais devem estabelecer regras e cobrar nada além do que cobraria para uma criança que não possui hiperatividade, porém seguem algumas dicas.

  • Advertir construtivamente o comportamento inadequado, esclarecendo com a criança o que seria mais apropriado e esperado dela naquele momento.
  • Usar um sistema de reforço imediato para todo o bom comportamento da criança.
  • Preparar a criança para qualquer mudança que altere a sua rotina, como festas, mudanças de escola ou de residência, etc.
  • Incentivar a criança a exercer uma atividade física regular.
  • Estimular a independência e a autonomia da criança, considerando a sua idade.
  • Estimular a criança a fazer e a manter amizades.
  • Ensinar para a criança meios de lidar com situações de conflito (pensar, raciocinar, chamar um adulto para intervir, esperar a sua vez). 

Pais

Essas dicas, são quase regras que devem ser seguidas pelos pais, que precisarão de muito auxílio e postura para conseguir lidar bem e ser amigos de seus filhos.

  • Ter sempre um tempo disponível para interagir com a criança.
  • Incentivar as brincadeiras com jogos e regras, pois além de ajudar a desenvolver a atenção, permitem que a criança organize-se por meio de regras e limites e, aprenda a participar, ganhando, perdendo ou mesmo empatando.
  • Quem tem TDAH pode descarregar sua “bateria” muito rapidamente. Se este for o caso, recarregue-a com mais frequência. Alguns portadores precisam de um simples cochilo durante o dia, outros de passear com o cachorro, outros de passar o fim de semana fora, outros ainda de ginástica ou futebol. Descubra como a “bateria” do seu filho é melhor recarregada.
  • Evite ficar o tempo todo dentro de casa, principalmente nos fins de semana. Programe atividades diferentes, não fique sempre fazendo a mesma coisa. Leve todos à praia, ao teatro, ao cinema, para andar no parque, enfim, seja criativo.
  • Estabeleça cronogramas, incluindo os períodos para ‘’descanso’’, brincadeiras ou simplesmente horários livres para se fazer o que quiser.
  • Nenhuma atividade que requeira concentração (estudo, deveres de casa) pode ser muito prolongada. Intercale coisas agradáveis com tarefas que demandam atenção prolongada (potencialmente desagradáveis, portanto).
  • Procure sempre perguntar o que ela quer, o que está achando das coisas. Não crie uma relação unidirecional. Obviamente, os pedidos devem ser negociados e atendidos no que for possível.
  • Use mural para afixar lembretes, listas de coisas a fazer, calendário de provas. Também coloque algumas regras que foram combinadas e promessas de prêmio quando for o caso.
  • Estimule e cobre o uso diário de uma agenda. Se ela for eletrônica, melhor ainda. As agendas devem ser consultadas diariamente.
  • Procure o máximo de informações possível sobre o TDAH: leia livros, faça cursos, entre para organizações como a Associação Brasileira do Déficit de Atenção (www.tdah.org.br), faça contato com outros pais para dividir experiências bem e mal sucedidas.
  • Tenha certeza do diagnóstico e segurança de que não há outros diagnósticos associados ao TDAH.
  • Tenha certeza de que o tratamento está sendo feito por um profissional que realmente entende do assunto.
  • Lembre-se que seu filho (a) está sempre tentando corresponder às expectativas, mas às vezes não consegue. 
  • Procure ajuda sempre que necessário, não seja sozinho.

Espero que tenham gostado das dicas. 

As próximas serão para os professores.

Até lá.


Fonte: www.tdah.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário